Café da manhã saudável

Para começar, vamos lembrar um conceito:

               Todas as coisas são permitidas. Nem todas devemos fazer.

 

Parece bem óbvio, até meio clichê, não é mesmo? Porém muitas vezes nos enganamos voluntariamente, e começamos a fazer o que podemos, e não o que devemos.

Por exemplo, recorde as frases de efeito: “Viva sua conquista, fume determinado cigarro”, ou “Conquiste sua liberdade, ande com tal motocicleta!” ou “Tal bebida combina com bons momentos”.

As vezes nos identificamos com a cena bonita que é mostrada no comercial, e ficamos completamente iludidos por frases e imagens muito bem pensadas. Talvez pensemos inconscientemente “se tal bebida combina com bons momentos, e eu quero ter bons momentos, então vou consumir”.

Deveríamos sempre exercitar nosso censo critico para filtrar o que bom para nós, e não para os outros.

No trato da saúde, é igual.

Em nossa clínica diária sempre perguntamos: “Como é sua alimentação?” alguns respondem com uma ponta de orgulho: “Ah, é muito boa, saudável!”. Então perguntamos: “Ok, vamos ver, liste os itens que você regularmente consume no café da manhã”. Não é surpresa que muitas pessoas consumam o que podem, e não o que devem. Claro, por falta de informação honesta.

Um típico café da manhã, elegantemente light e “saudável”:

  • Duas torradas com pouco sal
  • Um copo de suco de laranja fresco, espremido na hora, sem açúcar
  • Uma fatia de queijo branco
  • Às vezes, uma banana frita para acompanhar a torrada, para fazer as vezes de geleia.

Antes de analisar os ingredientes desse bonito desjejum, vamos a outra definição:

               Vontade de comer é desejo. Fome é necessidade.

Quem sente vontade de comer é sua mente. Quem sente fome são suas células. Alimento não é igual a nutriente. Uma pessoa pode estar bem alimentada, e estar completamente desnutrida. Uma pessoa pode ser obesa e estar desnutrida (é comum), outra pessoa pode ser magra e estar muito bem nutrida e sem toxicidade no organismo.

Agora vamos analisar o café da manhã acima:

                                               Duas torradas com pouco sal

Torradas normalmente contém glúten. Não temos enzimas para degradar glúten, por isso pedaços de proteínas maiores do que deveriam vão para a corrente sanguínea, onde acionarão a produção de anticorpos, iniciando uma doença autoimune.

Torradas podem conter Corn Syrup, ou xarope de milho com alta concentração de frutose. Ele é mais doce que o açúcar, rende mais e gera mais volume aos produtos. Os EUA lançaram bombas atômicas sobre o Japão em 1945. Cinco anos depois o Japão se vingou, criando o Corn Syrup e vendendo para os estado-unidenses. Diversos estudos científicos relacionam a chegada desse xarope com a obesidade e muitas outras doenças.

A torrada também podem conter margarina, que é absorvida como um plástico, asfixiando nossas células.

Torradas contém AGEs. AGEs são “produtos de glicação avançada”, subprodutos da reação de Maillard. Sabe aquele exame “Hemoglobina glicada(A1C)” que serve para ver se uma pessoa é diabética? Pois bem, esse exame detecta os AGEs na corrente sanguínea. Simples assim.

Sempre que você reúne uma proteína, glicose e temperatura elevada, vai criar AGEs. Esses AGEs combinam com a hemoglobina, e produzem a Hemoglobina glicada. Essa molécula tem transporte de oxigenio deficiente.

Resumindo: torradas não são inofensivas, nem tampouco saudáveis

                                       Suco de laranja fresco sem açúcar

Se alguém toma álcool, varias células respondem, aceitam isso. Principalmente o cérebro, uma prova disso é que a pessoa fica tonta.

A Frutose, ao contrário, não é aceita por nenhum órgão de nosso corpo. Só o fígado aceita, para eliminar, causando danos a ele próprio.

Frutose para os seres humanos é veneno. E talvez para surpresa sua, frutose contribui para o diagnostico de Esteatose hepática não alcoólica.

Resumindo: suco de laranja fresco sem açúcar não é inofensivo, nem tampouco saudável.

                                                     Queijo branco

Derivado de leite, pouco processado.

O leite é para o bezerro, não para humanos. A proteína do leite de vaca é 8 vezes maior que a proteína do leite humano. Fica mais difícil absorver.

O leite pode conter muita progesterona, pois a vaca normalmente é inseminada enquanto ainda está amamentando. Quando a vaca está prenha, a progesterona pode aumentar em até 400%, e isso vai pro leite. Queremos consumir progesterona de vaca?

No leite está toda a microbiota (antigamente chamada de flora intestinal) da vaca. Será que é compatível com a nossa? temos certeza que não. Doenças, anticorpos, antibióticos, tudo está no leite, de acordo com a saúde da vaca.

Poderíamos escrever muito sobre os malefícios do leite, mas na literatura já tem muitas informações.

Resumindo: queijo branco não é inofensivo, nem tampouco saudável.

                                                 Banana frita

Lembram dos AGEs? Bananas fritas reúnem os 3 ingredientes para formar os AGEs.

Resumindo: banana frita (ou caramelada) não é inofensiva, nem tampouco saudável.

Resumo do nosso café da manhã

 Que aconteceu com nosso saudável e elegante café da manhã light? Não sobrou nada, certo? bom, talvez tenha sobrado o “elegante”.

Quem consome esses ingredientes está consumindo alimentos, e não nutrientes. Está consumindo o que “pode”, e não o que “deve”.

Então qual o melhor café da manhã? Muitas vezes, é aquele que você não toma. Isso não significa que você não possa ou não deva tomar o café da manhã. Mas faça isso de uma forma diferente. Já vamos explicar por quê.

mTOR e Autofagia

Não se assuste com os termos bioquímicos, não vai precisar decorar eles, apenas precisa saber que existem e pra que servem. Prometemos deixar bem fácil de entender.

Em nosso organismo temos uma proteína chamada mTOR (mammalian target of rapamycin). E um processo chamado Autofagia.

mTOR é síntese de proteínas , crescimento, metabolismo, regeneração celular. Tem relação direta com o fator de crescimento IGF1. Toda vez que nos alimentamos ou fazemos exercício físico, nossa mTOR está ativa.

Usando o medicamento Rapamicina, portadores de câncer diminuem a atividade do mTOR, estimulando assim a Autofagia, que é a limpeza necessária que está faltando.

Autofagia é o contrário do mTOR. Quando o mTOR está inativo, durante um jejum ou durante boas horas de sono, começa o processo de autofagia (limpeza celular).

Em 2016, o cientista japonês Yoshinori Ohsumi ganhou o Prêmio Nobel de Medicina por suas descobertas sobre os mecanismos da autofagia. Estes mecanismos levaram a uma melhor compreensão de doenças como Parkinson e demência.

Pensem no mTOR e na Autofagia como uma gangorra. Quando uma sobe, a outra desce.

Autofagia é um processo de autocanibalismo celular no qual porções do citoplasma são sequestradas dentro de vesículas (autofagossomos) e depois entregues aos lisossomos para degradação em massa.

Assim, a autofagia é o mecanismo através do qual as partes não nucleares (citoplasmáticas) da célula podem ser renovadas e através do qual são gerados compostos ricos em energia que podem atender a demanda bioenergética da célula.

As proteínas degradadas no processo digestivo resultam em aminoácidos, que são absorvidos pelas células epiteliais do intestino delgado, transportados para a corrente sanguínea e distribuídos aos diversos tecidos.

Cerca de 75% das células naturalmente danificadas, pedaços de organelas etc. – são reprocessadas, e transformadas em aminoácidos, que serão utilizados para gerar mais energia celular.

Diabetes

Diabéticos tem a informação de que devem se alimentar a cada 3 horas. Esse método pode ter suas vantagens se a pessoa usa insulina de forma descontrolada. De outro modo não vai ajudar, pelo contrario, pois vai estimular seu mTOR por mais tempo. O que efetivamente vai ajudar os diabéticos a controlar a glicemia e diminuir a resistência insulínica é a restrição dos AGEs, carboidratos e açucares. E fazer inteligentemente o Jejum Intermitente (JI).

Conhecimento e informação honesta fazem a diferença

Perceberam a importância da Autofagia? Agora entendemos por que não é aconselhável comer demasiado depois de anoitecer. Ou se alimentar tarde na noite. Fazendo isso, o mTOR vai ficar ativo mais tempo, impedindo a Autofagia (limpeza e reciclagem celular), perdendo assim a janela de destoxificação natural.

E também agora entendemos a necessidade do JI. Durante o JI, o mTOR está inativo, e a Autofagia está ativa.

Muitas pessoas sequer suspeitam que precisam destoxificar seu corpo. Outras tantas fazem algum tipo de detox periodicamente. Mas uma minoria entende esse processo da autofagia. Pouco adianta fazer o detox convencional se as células estão intoxicadas por tantos detritos. Disso provém muitas doenças, e poucos sabem a causa.

Algumas pessoas dizem: “pra ser saudável tem que restringir muitos alimentos”. Pensamos diferente. Para ser saudável, é preciso SELECIONAR os alimentos. Devemos ser seletivos. Não devemos restringir glúten na nossa dieta. Devemos selecionar alimentos sem glúten. Não temos estomago de avestruz, então temos que selecionar inteligentemente o que ingerimos.

Dietas sem glúten podem gerar doenças? Sim, podem gerar doenças. O problema, obviamente, não é o alimento sem glúten, mas a maneira de fazer a transição bioquímica de uma alimentação pouco seletiva COM glúten para uma SEM glúten.

Alerta

Recomendamos que você procure um especialista que conheça saúde integrativa antes de iniciar o JI e a GFD(Gluten free diet – dieta sem glúten).

Um cuidado que recomendamos é para não trocarmos simplesmente os alimentos com glúten para os GFD, e pensar que isto está OK. Farináceos sem glúten não são nocivos quanto aqueles que tem glúten, mas não vão nutrir as células. E possuem carboidratos. Apenas saciam o desejo de comer. Devem ser usados com moderação.

Procure uma profissional de sua confiança para conversar sobre o GFD e JI. Se preferir pode agendar uma consulta conosco. Teremos prazer em compartilhar esta informação com você, e muitas, muitas outras, que farão você ser dono de sua saúde, de maneira natural e sustentável sem importar a idade.

Para terminar, que tal umas dicas de café da manhã saudável?

  • Ovos
  • Óleo de coco e um limão dissolvido em uma xicara de agua quente
  • Omelete
  • Tapioca
  • Crepioca
  • Abacate
  • Castanhas
  • Frutas e sementes

Existem muitos livros e artigos com receitas das dietas Cetogênica, Mediterrânea, Low carb e outras, que podem ser utilizadas. Lembre-se de comer gorduras boas, que são nutrientes. Faça a sua dieta particular, de acordo com sua individualidade bioquímica, Veja o que você gosta de comer, e o que saudável para você. Seu corpo vai agradecer.

Intestino saudável

Tom O´bryan, pesquisador e cientista, imunologista há 35 anos, escreveu:

“Nossa microbiota intestinal é composta por bactérias, vírus e protozoários. Estas criaturas não são pouca coisa quando se trata de sua saúde. Para cada célula humana, existem 10 células não humanas em nossa microbiota intestinal. Para cada mensagem que o cérebro manda para o intestino, o intestino manda nove mensagens para o cérebro. 

Nos temos aproximadamente 23.000 genes em nosso genoma humano. E temos cerca de 2.5 a 3 milhões de genes em nosso microbioma. Em outras palavras, nosso intestino comanda o show.”.

Então, não vale a pena dar atenção ao nosso intestino? ele é diretamente influenciado pela nossa alimentação e pelos fatores ambientais.

Fábula americana

Existem dois lobos em eterna disputa. O primeiro representa a Luz e Esperança. O segundo lobo representa Escuridão e Desespero. 

Uma criança perguntou a um ancião: “quem vai ganhar?”.

O velho responde: “aquele que você alimentar”.

Com a saúde é igual. Se você alimenta as bactérias ruins de seu intestino, está preparando terreno para as doenças. Cerca de 70% do nosso sistema imune reside no intestino. Como você alimenta ele?

Referências:

https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1044579X18301354

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1535610807001511

https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/15548627.2017.1412229

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0092867411008282

https://edisciplinas.usp.br/mod/book/view.php?id=2434165&chapterid=19979

https://www.bbc.com/portuguese/geral-44029045

Livro Vire a chave, Clement,  James W. and  Loberg, Kristi

Consulte nosso Instagram

 

1 comentário em “O melhor café da manhã”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Olá, como podemos lhe ajudar?
Powered by