Se você sente dores abdominais, inchaços, mal-estar e até diarreia após as refeições, você deve ler este artigo.

As pessoas que têm os sintomas citados acima, rotineiramente, podem estar sofrendo da síndrome do intestino irritável.

Como toda doença, esta síndrome tem origem nutricional. Estamos comendo alimentos que não deveríamos, e deixando de comer aqueles que nos fariam bem.

A Medicina Tradicional Chinesa cita textualmente que toda doença começa e termina no intestino. E também sabemos que toda doença têm, basicamente, três componentes: inflamação, intoxicação e desnutrição. Estes componentes geralmente estão associados.

Existem alimentos que não são nutrientes e, além disso, são inflamatórios. Como exemplos temos o glúten e o açucar. Existem muitos outros mais.

Nosso organismo não consegue digerir a quantidade que normalmente comemos, em nossa culinária brasileira, dessas duas substancias alimentares. Mais cedo ou mais tarde recebemos a conta, que vem em forma de doenças.

Doença não é para quem quer. É para quem pode:

Se você tem um jardim na sua casa, num dia você olha para ele e não vê nenhuma arvore. No dia seguinte você olha novamente, e vê uma arvore crescida. Isso pode acontecer? Certamente não. A natureza não dá saltos. Assim também você não está caminhando pela rua da sua cidade e uma doença de repente cai em sua cabeça. Ela tem que ser gestada, alimentada, cuidada com carinho, as vezes por longos anos. Um câncer por exemplo pode levar 10-20 anos para se manifestar. Qualquer doença cronica leva muito tempo para surgir. Aquela alergia que você percebeu agora, indica um problema intestinal de longa data. Por isso a prevenção é necessária, clínica e laboratorial, mantendo uma dieta saudável e consultando seu médico regularmente.

FODMAPs

Os chamados FODMAPs, que são mais comumente conhecidos como hidratos de carbono, podem ser divididos em cinco grupos chamados frutanos, galacto-oligossacarídeos, lactose, excesso de frutose e polióis.

Segundo a revista eletrônica BBC Good Food: “Em essência, os FODMAPs são carboidratos diferentes encontrados em uma ampla variedade de alimentos, incluindo cebola, alho, cogumelos, maçãs, lentilhas, centeio e leite. Esses açúcares são mal absorvidos e passam pelo intestino delgado e entram no cólon, onde são fermentados por bactérias. O gás é produzido, expande o intestino delgado, causando inchaço, prisão de ventre e dor. Isso também pode fazer com que a água entre e saia do cólon, causando diarreia, constipação ou uma combinação de ambos. Pessoas com SII são mais suscetíveis aos problemas associados a isso.”

Definição

 São f ermentable o ligosaccharides, d isaccharides, m onosaccharides e p olyols,  os quais são mais comumente conhecidos como hidratos de carbono.

Sintomas:

Muitos gases, distensão abdominal, episódios frequentes de diarreia ou diagnóstico de Síndrome do Intestino irritável

Principais FODMAPs

Trigo, Centeio, Cevada, Alho, Alho-poró, Cebola, Lentilhas, grão de bico, Feijão, Soja, Leite e produtos lácteos, Mangas, Maças, Peras, Xarope de milho, Mel, pêssegos, Ameixas, Nectarinas, Couve-flor, Cogumelos, Açucares e Adoçantes (todos).

O que é:

Os alimentos fermentáveis referidos são os carboidratos não digeridos pelo trato digestivo humano. Os oligossacarídeos são os Fruto-oligossacarídeos (FOS) e os Galacto-oligossacarídeos (GOS). Dentre os dissacarídeos se inclui a lactose, e dos monossacarídeos a frutose. O grupo dos polióis é representado principalmente pelo sorbitol e manitol.

Em síntese, FODMAPs são:

Lactose (leites e derivados), Frutose (frutas e sucos), Frutanos (**), Sementes e grãos e os Poliois (adoçantes xilitol, sorbitol, manitol…)

**Frutanos são substâncias químicas que podem ser encontradas em uma ampla variedade de alimentos, como por exemplo trigo, alho, cebola, banana e em raízes tuberosas como o yacon (Polymnia sonchifolia).

Onde existe esse assunto na literatura

Uma dieta com baixo teor de FODMAPs é altamente recomendada. Se você tem dúvidas, entre no Google Acadêmico e pesquise em inglês por FODMAPs, e vai encontrar 4.880 artigos científicos com esse assunto. Se você procurar no Amazon.com, vai encontrar 431 títulos com esse assunto. Ou seja, não se trata de algo novo nem de algo que não tenha evidencias cientificas.

Mantenha uma dieta com teores baixos de FODMAPs e tenha uma vida saudável.

 

 

 

 

 

1 comentário em “Síndrome do Intestino Irritável (SII) e os FODMAPs”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
Olá, como podemos lhe ajudar?
Powered by