Telômero
Segundo a BBC Brasil, o nome Telômero vem do grego – significa “parte final”, exatamente o que são os telômeros: as extremidades dos cromossomos, como aquelas pontas de plástico do cadarço do tênis. Eles são partes do DNA muito repetitivas e não codificantes – sua função principal é proteger o material genético que o cromossomo transporta.
Telômero é como se fosse uma capinha protetora do nosso cromossomo.
Na medida em que nossas células se dividem para se multiplicar e para regenerar os tecidos e órgãos do nosso corpo, a longitude dos telômeros vai se reduzindo e, por isso, com o passar do tempo, eles vão ficando mais curtos.
Replicação
Cada célula nossa se replica 60 a 80 vezes. Se essa célula for submetida a stress, como no caso do alcoolismo, ela vai ter que se replicar mais rapidamente, provocando a diminuição do telômero.
Quando finalmente os telômeros ficam tão pequenos que já não são mais capazes de proteger o DNA, as células param de se reproduzir: alcançam um estado de “velhice”. Por isso, a longitude dos telômeros é considerada um “biomarcador de envelhecimento chave” no nível molecular, embora não seja o único.
Nos últimos anos, esse aspecto tem chamado a atenção de diversos pesquisadores.
Premio Nobel
Em 2009 foi concedido o Premio Nobel de medicina a três pesquisadores: Elizabeth bkackburn, Carol Greider e Jack Wzostak.
Sua contribuição: Telômeros e Telomerase -Antienvelhecimento.
A Dra. Elizabeth descobriu que pessoas submetidas a stress constante, tem encurtamento de telômeros. Isso, claro, diminui o tempo de vida da célula, e da pessoa.
Elizabeth Blackburn, Carol Greider e Jack Szostak pesquisaram os telômeros e descobriram que a enzima telomerase pode proteger os cromossomos do envelhecimento – pode fazer com que eles regenerem os telômeros e, assim, prolongar a vida deles.
Essa enzima (telomerase) ajuda a impedir o encolhimento dos telômeros com a divisão celular, o que ajuda a manter a juventude biológica das células.
Dieta
Uma dieta adequada, nutritiva, aliada á exercícios físicos e diminuição do stress, podem construir muito para o alongamento dos telômeros.
O Junk Food, ou lixo orgânico que ingerimos, atuam diretamente no telômero, provocando o encurtamento telomeral.
Um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition detectou que os participantes com maior consumo de alimentos ultra-processados tiveram quase o dobro de chances de ter telômeros curtos em comparação com aqueles com menor consumo.
Bom, tudo muito legal, mas então alongar os telômeros seria o segredo da juventude? Gostaríamos que a resposta fosse SIM, mas é NÃO. O alongamento dos telômeros significa o quão “forte” a pessoa é biologicamente, suas respostas autoimunes, sua atividade cerebral, etc., o que já é bem interessante.
Existe um exame chamado Telomerase, que detecta o comprimento dos nossos telômeros. Com isso podemos determinar nossa idade biológica, que pode ser diferente da nossa idade cronológica.
Com isso, fica claro que uma mudança em nosso estilo de vida pode mudar nossa expectativa de vida.
Pense nisso e viva muito… e bem!
Teste genético
Se você quiser saber como estão seus telomeros, uma teste gratuito que podemos fazer é traçar uma histórico de saúde familiar. Uma frase que normalmente usamos é “… somos parecidos biologicamente com nossos antecedentes, pois comemos na mesma mesa.” Hábitos alimentares iguais, consequência nutricionais iguais, não é simples?
Se quiser ter um teste genético aprofundado, cientifico, pode acessar o site 23andme.com e fazer um exame completo, mesmo morando em outro país.
I blog frequently and I truly appreciate your information. Your article has truly peaked my interest. I will bookmark your site and keep checking for new details about once a week. I subscribed to your RSS feed as well. Romola Fonz Aluin